Vereadores participam de reunião em buscam de alternativas para atendimentos de portadores de autismo e TDAH

Em busca de alternativas para apoiar as pessoas mais necessitadas do município, os vereadores Ildo Coimbra (SD), Wellington Pretim (MDB) e o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Tostes (Léo Enfermeiro – Podemos), participaram, na quarta-feira (5), de uma reunião com a psicopedagoga Gislaine Tanaka. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Miguel Ângelo, da enfermeira Marilia de Souza, da assessora legislativa Dra. Ana Carolina e das assistentes sociais do município, Yanae Bortolon e Helena Dias.
✅ Em busca de alternativas para apoiar as pessoas mais necessitadas do município, os vereadores Ildo Coimbra (SD), Wellington Pretim (MDB) e o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Tostes (Léo Enfermeiro – Podemos), participaram, na quarta-feira (5), de uma reunião com a psicopedagoga Gislaine Tanaka. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Miguel Ângelo, da enfermeira Marilia de Souza, da assessora legislativa Dra. Ana Carolina e das assistentes sociais do município, Yanae Bortolon e Helena Dias.

✅ Gislaine Tanaka possui mestrado em Educação psicopedagoga ABA, neuropsicopedagogia, analista do comportamento e desenvolvimento infantil. Ela também é responsável pela CEO Clínica Neuro Edu Aba, em Iturama. A proposta dos legisladores e da Secretaria Municipal de Saúde é que a profissional desenvolva um projeto para oferecer palestras para mães, professores e alunos, além da possibilidade de atendimentos no município. Essa sugestão agora será analisada e aprovada pelo prefeito Dr. Helder Carneiro (SD).

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que existam entre dois a cinco milhões de brasileiros autistas, o que corresponde a cerca de 1% da população. Pesquisas indicam que o primeiro passo após o diagnóstico é buscar tratamento, que deve incluir diversas terapias com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos e fisioterapeutas. Esses profissionais são fundamentais para garantir que a pessoa alcance seu pleno potencial, além de promover a inclusão em ambientes educacionais, que é crucial para o desenvolvimento de indivíduos com autismo.

Os vereadores que participaram da reunião destacaram que o poder Legislativo não medirá esforços em apoiar essa causa nobre de saúde pública, inclusive destinando parte das emendas parlamentares para auxiliar nas iniciativas.

Câmara Municipal de Campina Verde, Legislativo Participativo. 🤝🤝🤝🤝🤝